segunda-feira, 2 de maio de 2016

JOANA BURD INAUGURA EXPOSIÇÃO NA GALERIA LUNARA DA USINA DO GASÔMETRO

JOANA BURD INAUGURA EXPOSIÇÃO NA GALERIA LUNARA DA USINA DO GASÔMETRO



A Secretaria da Cultura de Porto Alegre, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, inaugura no próximo dia 5 de maio, às 19h, na Galeria Lunara da Usina do Gasômetro (5º andar), a exposição Máquinas Nutritivas, primeira individual da artista Joana Burd. A exposição, que foi uma das selecionadas no último edital de ocupação das galerias de fotografia da Usina do Gasômetro, apresenta vídeos, objetos visuais, sonoros e táteis, que dialogam com as possibilidades de alfabetização das novas mídias unidas à efemeridade da obsolescência programada.
Os trabalhos da artista, criados a partir de telas digitais, celulares e computadores antigos, questionam o afeto que desenvolvemos com tais instrumentos que carregam memórias em pastas labirínticas. Segundo Joana Burd, “nos alimentamos de todo um sistema que nós mesmos criamos, para nos sentirmos menos sós. A máquina é companhia, vício cotidiano, é contato; e aqui é trazida como uma possibilidade da arte”.

Sobre a artista

Graduada em Artes Visuais pela UFRGS, Joana Burd concentra sua pesquisa no diálogo entre escultura, mídias digitais e tecnologia. Já participou de diversos projetos e exposições como Vontade de Execução(Galeria Iberê Camargo/2016), Festival de Arte, Ciência e Tecnologia do RS (MASM/2015), 20o Salão de Artes Plásticas (Câmara Municipal de Porto Alegre/2014) e a IV Bienal da Escola de Belas Artes (Centro Municipal Hélio Oiticica, Rio de Janeiro/2013). Fundadora e atual gestora, ao lado de Priscila Kisiolar, do Acervo Independente.



Agende-se:

Exposição “Máquinas Nutritivas”, de Joana Burd

Abertura: quinta-feira, 5 de maio, às 19h
Visitação: 6 de maio a 5 de junho de 2016
De terça a domingo, das 10h às 21h

Local: Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, 5o Andar
Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Entrada Franca


Mais infomações:
Tratar com Paula Trusz (51) 3289-7451
Contatos Joana: joanabburd@gmail.com, (51) 8409-9090