terça-feira, 30 de março de 2010

Cine Água na Galeria Lunara


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura dia 08 de abril, às 19h, a exposição Cine Água, dos artistas Nelton Pellenz e Dirnei Prates, na Galeria Lunara.

O Cine Água é uma ação coletiva proposta pelos artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, e tem em seu mote estabelecer relações entre o cinema e as artes plásticas, ora através de abordagens diretas, ora através de tangências que subvertem as noções básicas do audiovisual.
A exposição Cine Água é composta por 3 trabalhos que se inserem nas premissas do coletivo: a ocupação não ortodoxa do espaço, o diálogo estreito que se estabelece entre as obras a partir de sua justaposição e, a água, sempre presente, como o elemento aglutinador das idéias.A forma peculiar da galeria propicia ações/intervenções em que o espaço físico não pode ser desconsiderado. O projeto, que aglutina diferentes propostas, se utiliza desta geografia incomum como eixo que conecta, potencializa e contextualiza os trabalhos.

Dirnei Prates e Nelton Pellenz já participaram individualmente de diversos salões, mostras e exposições nacionais e internacionais. Trabalham juntos desde 2006, quando organizaram a 1º Livre - mostra de vídeos experimentais, no Atelier Livre do CMC (Porto Alegre). Em 2007, apresentam as exposições Da sala escura ao cubo branco, na Usina do Gasômetro e Lances de vista - paisagens, na Fundação Ecarta. No mesmo ano são curadores da 2ª Livre - mostra de vídeos experimentais, apresentada na sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro.
Em 2008, recebem indicação ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas nas categorias novas mídias, pela exposição Da sala escura ao cubo branco e fotografia e novas mídias pela exposição Lances de vista - paisagens.
Em 2009, realizam o projeto S.E.C.A., que consistiu em intervenções urbanas em SC; recebem indicação ao Prêmio Filme Livre, no CCBB/RJ, pelo filme Tela branca e são os organizadores da exposição Infiltração, em Porto Alegre, que contou com trabalhos de 32 video-artistas brasileiros, espalhados em quatro espaços expositivos.
Atualmente, trabalham no projeto Google Water, que envolve registros em textos, vídeo e fotografia de deslocamentos por regiões do interior do Estado do RS.
Vivem e trabalham em Porto Alegre.

Cine Água
Nelton Pellenz e Dirnei Prates
Abertura dia 08 de abril às 19h
Período de visitação de 09 de abril a 09 de maio
de terças a domingos, das 9 às 21 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário