segunda-feira, 9 de março de 2009

GALERIA LUNARA RECEBE DUPLA DE ARTISTAS NA EXPOSIÇÃO CONJUNTO (4)

A Galeria Lunara inaugura na próxima sexta-feira, dia 13 de março, às 19 horas, mais uma exposição da série Conjunto, iniciada em 2006. Intitulada Conjunto (4), a exposição reúne trabalhos dos artistas André Venzon e Luiz Roque.

As exposições da série Conjunto surgiram a partir de uma iniciativa da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura, que no primeiro semestre de 2006 convidou um coletivo de artistas e pesquisadores para que este apresentasse trabalhos pensados diretamente para a Galeria Lunara, dentro de uma lógica de ocupação site-specific. Assim, dois períodos de 2006 foram reservados a cinco artistas – Adriane Vazques, Gustavo Jahn, Kátia Prates, Luiz Roque e Vilma Sonaglio – e à organizadora da mostra, Gabriela Motta. O resultado deste processo contínuo de trabalho e reflexão permanente recebeu o nome de Conjunto (1) e Conjunto (2). Como norma única do projeto, o desenvolvimento de obras que nascessem de discussões coletivas sobre a Galeria Lunara, sobre a imagem (fotográfica ou em movimento) ou suas características fotossensíveis.

No ano seguinte, o coletivo foi inteiramente renovado, embora tenha sido convocado, mais uma vez, a se debruçar sobre as especificidades arquitetônicas da Galeria Lunara (localizada em torno de uma antiga tremonha, um grande funil por onde escoava o carvão na época em que a Usina do Gasômetro fornecia energia para a cidade) a produzir trabalhos articulados a partir de encontros sistemáticos. André Venzon, Marcelo Gobatto, Mariane Rotter, Tiago Giora e Fernando Bakos, os convocados para realizarem o Conjunto (3).

Nesta 4° edição do projeto, um artista da mostra Conjunto (1)Luiz Roque – e outro da Conjunto (3)André Venzon – debruçaram-se sobre a arquitetura da Galeria Lunara e produziram um diálogo conceitual cujo resultado foi a construção de um ambiente de características sacras, que evoca a atmosfera de uma cripta. Flertando com questões relativas à permanência da matéria humana, ao gênero e à morte, a dupla se serviu da fotografia e do neon para desenvolver uma instalação enigmática.

Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, a Galeria Lunara “propõe aos artistas um problema estético e conceitual, não apenas pela cor de suas paredes, mas por sua geografia interna, abalada pela ausência de um firmamento convencional, o qual é posto à prova, permanentemente, pela tremonha (funil, ponto de fuga) que subjaz à galeria. Na Lunara, o tradicional cubo branco dos espaços de arte é substituído por seu negativo: não mais um cubo branco, mas negro; nem sequer um cubo, mas um poliedro”.

CONJUNTO4

André Venzon e Luiz Roque

Abertura dia 13 de março às 19 horas
Visitação de 14 de março a 12 de abril, das 09 às 21 horas