segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Charly Techio expõe seus trabalhos até 12 de Outubro

Segue até dia 12 de outubro a exposição de Charly Techio, “Entre Espaços”. O horário de visitação é das 09 às 21 horas, sempre de terças a domingos.

Paisagem é metamorfose enquanto espaço é a acumulação desigual dos tempos. É determinada pelo resultado da sucessão de tempos históricos, da coagulação do trabalho social, a materialização de idéias, de ações das sociedades sobre a natureza, sendo assim, em constante mudança.

Sempre que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações se transformam em intensidades e ritmos variáveis, a paisagem, ou o espaço, é adaptado para as novas necessidades criadas pelos componentes desta mesma sociedade.

Em sua concepção, o espaço é ao mesmo tempo forma (como as estruturas de uma cidade) e função (resultado do processo de ações humanas que constroem a paisagem). Esta noção do espaço como um conceito híbrido, em permanente mudança, está na base da seguinte síntese proposta pelo geógrafo Milton Santos: “o espaço é um conjunto de objetos e um conjunto de ações”.

O ensaio “Entre Espaços” apresenta as pessoas (sujeitos que modificam os espaços juntamente com, e através do tempo) em relação aos espaços, ao mundo que as contém, e as fotografias, de certa forma, visam propor que se torne estacionário esse processo mutável, pelo menos por um instante.

As pessoas inseridas numa paisagem, observando-a em sua plena mutação, permitindo que o expectador veja a mesma cena que foi recortada no tempo, e outra nova, um detalhe que talvez a pessoa fotografada nunca tenha visto, formando uma relação direta do sujeito com o espaço, integrando o observador a um novo universo.

Nascida em SC, Charly trabalha e vive em Curitiba. É formada em Publicidade e pós-graduada em Fotografia, e atualmente está cursando sua segunda especialização, em História da Arte Moderna e Contemporânea.
É uma das fotógrafas da “Divinas Criaturas” que trabalha com arquitetura e com fotos para serem usadas como arte na decoração.
Juntamente com sua sócia Tânia Buchmann, fizeram as fotos dos ambientes de 4 edições da Casa Cor PR; também coordenam o Curso de Fotografia do Centro Europeu, onde ministra alguns módulos.
Tem fotos publicadas no Livro "A Camisa de Ouro" com textos do escritor Ernani Buchmann.
Seu trabalho autoral foi apresentado em diversos salões de arte, mais recentemente em Atibaia/SP; em exposições individuais: "In Memorian" no Hall da secretaria de cultura em Curitiba, e no Museu de Arte Contemporânea de Cascavel e coletivas na Casa França-Brasil, Memorial de Curitiba entre outros.


Um comentário:

  1. Olá, boa tarde!
    Trabalho num site de arte que divulga a agenda de vários espaços culturias no Brasil.
    Gostaríamos de divulgar as exposições e eventos que acontecen na Galeria Lunara também!
    Temos uma prévia dos conteúdos que estarão no site no blog e você podem dar uma olhada.
    Há algum serviço de mala-direta/mailing para que eu possa receber as programações de vocês e as divulgar no site?
    Em poucos meses ele entrará no ar.
    Aguardo contato!
    Meu e-mail é: luana@arteref.com.br

    Obrigada,

    Luana A. Peres - Arteref

    Aguardo contato!

    ResponderExcluir