quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Coletivo AVALANCHE abre exposição dia 25


Um dos mais atuantes coletivos de artistas da capital gaúcha, a Avalanche ganha espaço na Usina do Gasômetro a partir de convite da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura.

Além de uma mostra de filmes, iniciada já na semana passada e que se estende até 28 de novembro, a Avalanche inaugura no dia 25 de novembro, quinta-feira, às 19h, duas exposições na Usina, uma na Galeria dos Arcos (no térreo) e outra na Galeria Lunara (5º andar). No mesmo dia, às 21h, a Avalanche lança na Sala P. F. Gastal o seu novo curta, A Mão do Homem Morto, de Matheus Walter e Virgínia Simone, produzido especialmente para a mostra.

Esta ocupação de espaços, que atende pelo título Paraísos Perdidos Século XX, é uma oportunidade de ver em ação este criativo e irrequieto grupo de artistas, capitaneado por Virgínia Simone e Matheus Walter (posto antes dividido com Gus Jahn e Melissa Dullius, atualmente radicados em Berlim).
Uma produtora de filmes realizados em bitolas arcaicas como o Super-8 e o 16mm ou um grupo de jovens de aparência insondável, que circulam pela cidade sem pertencer em verdade a nenhum de seus guetos senão ao seu próprio ninho, sito à baixada da rua Santo Antônio? Inclassificável a priori, a Avalanche poderá ter na presente mostra suas criações conferidas em todas as suas frentes e ao mesmo tempo, permitindo ao público um contato amplo com o universo sui generis promovido por seus integrantes. Para além do desgastado rótulo underground, e muito aquém do temerário mainstream, a Avalanche opera e transita entre múltiplas esferas: do cinema à moda, da música ao décor, da fotografia à memorabilia, da festa à labuta. Suas obras apóiam-se em fundamentos estéticos tão variados quanto os registros temporais de suas narrativas audiovisuais.
A mostra de filmes na Sala P. F. Gastal inclui desde trabalhos assinados pelo grupo, reunidos nos programas Avalanche 1 e Avalanche 2, até uma seleção de títulos que lhes são inspiradores, com destaque para obras de sabor setentista como Tubarão, de Steven Spielberg, All That Jazz, de Bob Fosse, e Stroszek, de Werner Herzog; o piloto da cultuada série televisiva Twin Peaks, de David Lynch; ou raridades como o documentário Downtown 81, sobre o artista norte-americano Basquiat, e o filme de culto inglês Um Beatle no Paraíso, estrelado por Ringo Starr, Peter Sellers, Raquel Welch e Christopher Lee. Em 10 de dezembro, a Avalanche promove ainda na Sala P. F. Gastal uma edição especial do projeto Rock no Cinema. Em sua última semana, a mostra divide horários na Sala P. F. Gastal com a programação do Rumos Cinema e Vídeo do Itaú Cultural e do III Festival Escolar de Cinema (conferir abaixo a grade de horários).

Programação Mostra de Filmes

Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg (EUA, 1975)
Lua de Papel (Paper Moon), de Peter Bogdanovich (EUA, 1973)
Os Desajustados (The Misfits), de John Huston (EUA, 1961)
All That Jazz, de Bob Fosse (EUA, 1979)
Stroszek, de Werner Herzog (Alemanha, 1977)
Twin Peaks – A Série (Episódio Piloto), de David Lynch (EUA, 1990)
Um Beatle no Paraíso (The Magic Christian), de Joseph McGrath (Inglaterra, 1969)
The Music of Harry Nilsson
Sessão Avalanche 1
Éternau, de Gustavo Jahn (2006)
Siempre Unidos, de Virginia Simone & Matheus Walter (2009)
Os Boçais, de Lufe Bollini (2007)
O Cotidiano do Ovo de Codorna, de Lia Letícia (2008)
Don’t Look Back, Gustavo Jahn & Melissa Dullius (2009)
Sessão Avalanche 2
A Mão do Homem Morto, de Virginia Simone & Matheus Walter (2010)
Tri Massa: POA na Choque, de Virginia Simone & Matheus Walter (2008)
Aos Pés, de Zeca Brito (2008)
Muita Calma Nessa Hora, de Frederico Ruas (2010)
Crosstar, de Rochele Zandavalli (2009)

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