quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fotógrafos gaúchos apresentam Conexões Possíveis




Conexões possíveis, incontáveis desdobramentos e um encadeamento sem fim
inúmeras afinidades, umas tantas obviedades, algumas arbitrariedades, várias ramificações, infinitas semelhanças, uma profusão de ecos e rimas, um punhado de coincidências, eventuais colisões, algumas reviravoltas, meia dúzia de embates e uma boa dose de acasos.

Toda fotografia tem uma possibilidade de conexão, de associação, com outra fotografia por questões formais, conceituais ou narrativas. Mas colocá-las juntas fisicamente era um fato que acontecia raramente pois imagens e fotógrafos encontravam-se geograficamente afastados. A internet mudou muito esse cenário nas últimas duas décadas.

Poder navegar por um repositório quase infinito de imagens mostrou com mais clareza que algumas inquietações e temáticas são recorrentes no universo dos fotógrafos. E, com o fluxo impressionante de produção de imagens dos dias de hoje, há muitas fotografias parecidas. Feitas no mesmo lugar, com a mesma estrutura de composição, com o mesmo interesse humano ou estético, há muitas variedades de semelhança e conexão.

A partir do dia 3 de novembro o Grupo Baita Profissional vai realizar uma exposição na Galeria Lunara que é fruto do encontro de fotografias e fotógrafos através da internet. Mais especificamente através de um processo colaborativo no Flickr, um site de publicação e compartilhamento de imagens.

A constituição da coleção de fotografias que compõem a mostra baseou-se em um jogo lúdico e provocativo que se apropria livremente do conceito da Bienal do Mercosul, as geopoéticas. Durante quase oito meses um grupo de dez fotógrafos postou imagens em um perfil no Flickr criado especialmente para isso. Cada fotografia era postada em função da provocação contida na imediatamente anterior, nas mais antigas ou nos álbuns que foram sendo criados gradativamente. As entranhas desse processo podem ser conhecidas em http://www.flickr.com/photos/geopoetica_bp/

Na exposição, as fotografias estão agrupadas pelos mais variados critérios de conexão que levam em consideração questões formais, temas, tags que os fotógrafos atribuíram a elas, álbuns criados no flickr para reunir um grupo específico de fotografias etc.

No ambiente virtual as conexões entre as imagens permanecem infinitas. Na galeria, com as fotografias impressas e fixadas na parede, o público tem acesso a uma das inúmeras combinações e montagens possíveis: individual, singular, única. Neste sentido funciona como exposição complementar às 19 Individuais expostas no mesmo período na Galeria dos Arcos.

Participam dessa exposição os fotógrafos

Anderson Astor
Andréa Graiz
Eduardo Aigner
Fabrício Barreto
Fernando Schmitt
Guilherme Ko Freitag
Marcelo Curia
Paulo Backes
Ricardo Jaeger
Ubirajara Machado

Curadoria: Fernando Schmitt

____________________________________

Grupo Baita Profissional e convidados

Conexões Possíveis
Galeria Lunara – 5º andar da Usina do Gasômetro

19 Individuais
Galeria dos Arcos – Térreo da Usina do Gasômetro

Abertura dia 3 de novembro, ás 19h
Visitação de terças a domingos, das 9 às 21h

Informações
Fone 51 3289 8133
galerialunara@gmail.com

http://www.galerialunara.blogspot.com/
http://www.galeriadosarcos.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/geopoetica_bp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário