terça-feira, 6 de maio de 2014

2005

Resumo de 2005

Posturas – de Denise Stumvoll
19/04 a 05/06/2005

A Santa Ceia – Maristela Winck
22/06 a 31/07/2005

Galeria Lunara convida Galeria Vermelho – Cris Bierrenbach
08/08 a 11/09/2005

___________________________


Posturas – de Denise Stumvoll
19/04 a 05/06/2005
A exposição Posturas, trabalho concebido pela fotógrafa Denise Stumvoll foi realizado juntamente com Renato Cardoso, artista e restaurador. Nesta exposição foram exibidos 8 fotogramas no suporte de tecido, realizados no processo fotográfico, conhecido como albumina, que utiliza claras de ovo de galinha como ligante em emulsão sensibilizada com sais de prata. O fotograma, modo de obter uma imagem sem a utilização da câmera fotográfica, utilizado nos primórdios da fotografia e desenvolvido pelas vanguardas artísticas do início do século XX, por influência dos trabalhos de Lazlo Moholy-Nagy e Man Ray, é apropriado pela autora e realizado com o seu próprio corpo. A ação ocorre através de posições do corpo ou das mãos, inspiradas nas conhecidas posturas ou mudras, encontradas em culturas de tradições milenares. Denise Stumvoll,1964, vem dedicando-se à pesquisa sobre a história da linguagem fotográfica em seu trabalho autoral, desde o final dos anos noventa. É fotógrafa e conservadora de acervos fotográficos. 


A Santa Ceia – Maristela Winck
22/06 a 31/07/2005



O trabalho apresenta uma visão atual e contemporânea da Santa Ceia, onde rompendo a barreira do real e do imaginário, a artista coloca na imagem suas convicções, seu olhar sobre o mundo, suas oposições e protestos contra o racismo e o machismo e contra todas as formas de preconceitos e discriminações.  Fotografando os seus familiares, transforma a Santa Ceia numa ceia familiar e esta, numa Santa ceia.
Para a produção fotográfica da Santa Ceia – Uma Poética do Gesto, ela emprega a apropriação da imagem da obra de Da Vinci, usando inicialmente as posições, gestos e lugares dos apóstolos e de Jesus na pintura do mestre italiano. Após realizar várias tomadas fotográficas, se distancia da imagem original para captar o momento, o instantâneo. O punctum que a atrai, a intriga e a impulsiona, são os gestos, densos de significado. Do enquadramento e do corte, chega a sua questão básica – a poética dos gestos. Visualmente o gesto revela a alma humana, pois traz à tona toda carga semântica da intencionalidade do ser humano que não se consegue ocultar. Eles deixam transparecer as sensações e os sentimentos mais íntimos.

Galeria Lunara convida Galeria Vermelho – Cris Bierrenbach
08/08 a 11/09/2005

         Com a exposição da fotógrafa Cris Bierrenbach, a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, inicia uma parceria com a Galeria Vermelho, um dos mais prestigiados espaços de divulgação da arte contemporânea no país. A abertura da exposição será na segunda-feira, dia 8 de agosto, às 19 horas. Antes disso, no dia 6 de agosto (sábado), Cris Bierrenbach participa de um Encontro com o Artista, às18 horas, no Auditório do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200).



Sobre Cris Bierrenbach


Cris Bierrenbach nasceu em São Paulo, em 1964. Entre 1989 e 1991 foi repórter fotográfica do jornal Folha de S. Paulo, trabalhando na Revista da Folha, da mesma publicação, entre 1992 e 1994. Interessada pelas potencialidades expressivas dos processos fotográficos alternativos e das novas tecnologias digitais, em Porto Alegre a artista irá apresentar um conjunto de trabalhos recentes, o mais antigo de 2003 (os daguerreótipos da série Auto-retrato) e o mais recente de 2005 (a foto O Novo Look).  Além destes, os porto-alegrenses poderão ver quatro fotos da série Noivas – Aluguel e Venda, o vídeo Identidade e seis caixas de luz da série Crisbibank – Preservando Futuras Gerações. Embora afirme não gostar de rotular o seu trabalho, a artista diz que as séries que vai mostrar em Porto Alegre “têm muita relação com o universo feminino, que é uma constante da minha produção”.
Cris Bierrenbach apresentou uma individual no ano passado na Casa de Cultura de Ribeirão Preto, e já expôs no Museu de las Artes de la Universidad de Guadalajara (México), no Stedelijk Museum het Domein (Holanda), e no Kulturhaus Lateinamerik (Alemanha), entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário