quarta-feira, 7 de maio de 2014

2013

Resumo de 2013

Cristiano Sant’Anna e Flávia de Quadros - Quase Paisagem, Micro Paisagem
21/02 a 24/03

Rogério Livi – Floresta Fantástica
09/05 a 09/06

Willian Raban – com projeção de The Houseless Shadow (2011) e na Galeria Iberê Camargo projeção de  About Now MMX (2010), e Time and the Wave (2013)
21/06 a 21/07

Nelton Pellenz – Fiat Lux
25/07 a 25/08

Luane Aires e Rebeca Resel

14/11 a 20/01/2014

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Cristiano Sant’Anna e Flávia de Quadros - Quase Paisagem, Micro Paisagem
21/02 a 24/03

Cristiano Sant'Anna
Quase Paisagem, Micro Paisagem é um trabalho autoral dos dois repórteres fotográficos gaúchos que, em 2012, percorreram os municípios de São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, buscando novas possibilidades de percepção daquela região, conhecida por seus cânions e sua vegetação exuberante. 
O resultado das expedições mostra dois olhares distintos sobre um mesmo cenário: 
Flávia de Quadros
Cristiano clicou “quase paisagens” que marcam e registram a passagem do tempo, enquanto que Flávia apontou sua câmera para o que não pode ser percebido à primeira vista. 

Das 13 fotografias apresentadas na exposição, quatro são “quase paisagens” em grande formato e foram tomadas com baixa velocidade de obtenção, transformando a imagem em um registro intuitivo que condensa tons de verde, azul e marrom, essência dos recortes de céu, vegetação e solo característicos do lugar. Nas outras nove fotografias o que se vê são “micro paisagens” em pequeníssimas composições efêmeras. Há nessas imagens uma predominância sutil da água, paisagem quase invisível formada pela neblina, pela “viração” constante ou cristalizada pela passagem gélida do vento minuano sobre as pedras úmidas.


Rogério Livi – Floresta Fantástica
09/05 a 09/06


Floresta Fantástica é parte de um projeto maior, a procura de pinturas ou desenhos feitos exclusivamente pelas forças e materiais da natureza. Livi relata que fotografou essas imagens, instantes de “paisagens” em contínua mutação, em caminhada numa praia distante. O fenômeno inusitado que as gera resulta das interações do mangue e do trabalho das ondas com a areia, a qual serve de suporte para esses desenhos. Os pigmentos dominantes provém das infiltrações do material orgânico que se desloca com as flutuações das marés.

Segundo o artista, a Galeria Lunara parece ter sido feita especialmente para este projeto, pois, além das fotografias, permite a projeção dos pequenos vídeos em loop, nos quais capturou alguns momentos daquela atividade do mar, da areia e da infiltração do mangue.

Natural de Cachoeira do Sul, Rogério Livi é Doutor em Física, pela UFRGS, onde foi professor e pesquisador. Desde 1998 cursa oficinas no Atelier Livre da Prefeitura e dedica-se, principalmente, à fotografia, escultura, desenho e história da arte.

Desde 2005, Rogério Livi tem apresentado seu trabalho em exposições coletivas e individuais, tendo recebido vários prêmios, dentre eles, Artista Revelação (Açorianos de Artes Plásticas de 2008) e Artista Revelação (RBS Cultura, 2009).


Willian Raban - Videoprojeções
com projeção de The Houseless Shadow (2011) e na Galeria Iberê Camargo projeção de  About Now MMX (2010), e Time and the Wave (2013)
21/06 a 21/07
The Houseless Shadow

A Usina do Gasômetro é a base das atividades envolvendo a presença do artista britânico William Raban em Porto Alegre. Vindo ao Brasil pela primeira vez enquanto convidado especial do Cine Esquema Novo Expandido, Raban é um pioneiro no conceito e na prática do que se convencionou chamar cinema expandido, ultrapassando a sala de cinema e a relação linear entre projeção, plateia e tela de exibição. 

Alguns de seus trabalhos mais marcantes fizeram parte da programação do CEN-E na Usina, graças a uma colaboração direta com a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, ao lado da 9ª Bienal do Mercosul / Porto Alegre.

A Galeria Lunara recebeu a obra The Houseless Shadow (2011), que foi um dos filmes de destaque da exposição Dickens and London, que esteve em cartaz no Museum of London entre 08 de dezembro de 2011 e 10 de junho de 2012. 
About Now MMX
 A Galeria Iberê Camargo (andar térreo da Usina) apresentou as obras About Now MMX (2010), que  teve première na Tate Modern e foi exibida posteriormente em cinemas  e como instalação de galeria na Helsinki Photo Biennial (2012) e na exposição Troubled Waters, no Kuandu Museum of Fine Arts, em Taiwan (2013) e Time and the Wave (2013) obra que  tem estreia mundial em Porto Alegre e conta com cenas como as do funeral de Margaret Thatcher.

Time and the Wave
Nascido em Fakenham, Norfolk, em 1948, William Raban formou-se em pintura na St. Martins School of Art, em 1967. Foi diretor do London Filmmaker’s Co-op Workshop (uma associação de cineastas experimentais interessados em explorar criticamente o potencial das imagens em movimento) de 1972 a 1976, além de ter feito parte do coletivo Filmaktion, que movimentou a cena londrina dos anos 1970 com uma série de projetos de cinema expandido recentemente resgatados pelo Tate Modern. Ao longo das décadas realizou mais de 40 filmes, muitos deles têm Londres como tema. Atualmente é professor de cinema no London College of Communication (University of the Arts London).

Nelton Pellenz – Fiat Lux
25/07 a 25/08


Nesta exposição Nelton apresenta um conjunto de fotografias de espaços urbanos, registrados à noite, utilizando o ajuste da velocidade do obturador da câmera para modificar os ambientes percebidos. Os pontos de luz foram os condutores para o enquadramento de cada cena e, nesse contexto, a arquitetura, a vegetação e outros elementos, que impediam a sua passagem, auxiliaram na configuração desses novos cenários. O artista busca, com esse enfoque, criar uma cidade particular que emerge da noite escura e que é lida a partir da peculiaridade das suas luzes.

Nelton Pellenz nasceu em São Paulo das Missões, RS, em 1967, e atualmente vive e trabalha em Porto Alegre.
Graduado em Administração de Empresas, fez cursos na área artística com Charles Watson, Jailton Moreira e Maria Helena Bernardes, entre outros. Desenvolve experimentações em vídeo desde 2005 e com a fotografia, desde 2009. A partir de 2011, sua pesquisa com a fotografia está relacionada às possiblidades visuais geradas pelo ajuste da velocidade e da abertura do obturador da câmera.
Em 2013, realiza a exposição individual Conjunto Habitacional, na Fotogaleria Virgílio Callegari, em Porto Alegre. Entre as exposições coletivas recentes, estão: FONLAD # 09, Festival Internacional de Artes Digitais, em Coimbra, Portugal e VI Festival de Vídeo Arte de Barcelona, na Espanha, em 2013; UpTo3’ – Brazilian Short Animation & New Media Exhibition of Toronto, no Canadá e Imagem-contato – Mostra SESC de Artes, em São Paulo, em 2012; Caos e Efeito, na Galeria Itaú Cultural, em São Paulo, em 2011. Entre as premiações recentes, estão: menção honrosa no 6o Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, em 2012, em Belo Horizonte e Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2010.
Em 2012, participa do MAC Encontra os Artistas, organizado pelo Grupo de Estudo em Crítica e Curadoria do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
É co-organizador do Coletivo Cine Água desde 2006, juntamente com o artista Dirnei Prates. Possui obra no acervo do MAC/RS.


Luane Aires e Rebeca Resel - As imagens estão nos olhos, as vozes esperam

14/11 a 20/01/2014

Luane Aires
 Luane Aires e Rebeca Resel, ambas residentes no Rio de Janeiro, apresentam, por meio da fotografia e do vídeo, uma narrativa de paisagens interiores, onde o sentido dos objetos e frases presentes em cada trabalho se manifesta de forma incidental e indireta, ou seja, sem recorrer a uma previsibilidade narrativa.

Segundo Cesar Kiraly, que assina o texto crítico desta exposição, "Poderia ser pensado que Rebeca Rasel e Luane Aires traduzem algo para um narrador ausente, mas, no fundo, não é nada disso: a narrativa e o indireto estão nas coisas. A coisa não se conta: ela agiria. (...) Ora, não é o caso de ter alguém contando, e por isso não é o caso de fazer um problema do rosto ausente, quando a questão é que, pelos objetos, ele se conta. E não o faz como alguém que precisa dar explicações do porquê ainda não fez isso ou aquilo. Mas como um narrador que não se distingue dos objetos que perde. Está aí (...) Na taça à parede. Nas pernas de tornozelos finos por detrás das cortinas. Nas mãos. Mas também no porta-retratos, na cadeira ao lado. Na infidelidade ao fundo. É uma série de paisagens interiores, de um sem número de seres pendurados (...); (e) o narrador posto no prego. (...) Rebeca opta pelos enigmas formais e Luane pelos temporais – ele dizia. Mas ambas são líricas, e se valem de certa outonalidade do feminino, para tanto. A forma e o temporal são manejados como o estranho. No caso da forma é a tomada de posição não anatômica para o sentido dos objetos ou das frases. No temporal é o congelamento. A cena aconteceria em movimento, mas parada, chove. Nada melhor do que um bom conceito para fazer do narrador um morador das coisas. Entre um ponto e outro resta o poder de deformação afetiva das extremidades que se atraem, algo distorcido, algo vibrante – o campo produzido, de perto."

Luane Aires é Pós Graduada em Arte e Cultura pela Universidade Cândido Mendes e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Participou do 12º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos. Guarulhos/SP, 2013, no qual recebeu Menção Honrosa pelo júri técnico e o 10º Salão de Arte Contemporânea de Marília. Marilia/SP, 2013 onde recebeu o Prêmio Referência Especial do Júri. Destacamos ainda Como se espelhasse alguém, CCJF/ RJ, 2014, I Prêmio MMBH. Belo Horizonte/MG, 2013. International Video Art Festival VIDEOHOLICA 2013 [OUT OF FOCUS!], edition 6. Varna Puppet Theatre, Varna/ Bulgária. I Salão de Outono da América Latina- Galeria L’oeil da Aliança Francesa. São Paulo/SP, 2013. Vênus Terra- Galpão TAC. Rio de Janeiro/RJ, 2012. Novíssimos 2012- Galeria IBEU. Rio de Janeiro/RJ, 2012.   

Rebeca Resel
Rebeca Rasel é Artista visual, graduada em História da Arte/Licenciatura e mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dentre suas principais exposições destacamos: Como se espelhasse alguém, CCJF/ RJ, 2014. Arte Londrina 2/ PR, 2013. 1º Prêmio Moldura Minuto/ BH, 2013. FUTURO Salão de Arte Contemporânea/ SP,  2013.  Assim sem você , Galeria Oscar Cruz/ SP, 2011. Como o tempo passa quando a gente se diverte, Casa Triângulo/ SP, 2011. Conversa de Artista Amarelonegro/ RJ, 2011. 17º Salão Unama de Pequenos Formatos/ PA, 2011. 39º Salão de Arte Luiz Sacilotto/ SP, 2011. entre-vistas, EAV Parque Lage/ RJ, 2010. 12º Salão de Artes de Itajaí/ SC, 2010.


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